23 de setembro de 2018

‘Como anular o voto?’ e ‘como votar?’ são as principais buscas do Google

Divulgação

A Google lançou, nesta quinta-feira (20), uma série de ferramentas e soluções para que a população vote de maneira consciente nas eleições 2018. O primeiro deles foi o site Google Eleições 2018, que combina a base de dados pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os mais de 27 mil candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, e os organiza em um só lugar. É possível filtrar as informações por gênero, estado e partido, além de poder procurar diretamente a legenda ou o nome do candidato.

Segundo os dados da plataforma, as principais questões do brasileiro são “como anular o voto?”, “como justificar o voto?” e “o que o voto é útil?”. Os dados mostraram ainda que o interesse de busca mudou bastante nos últimos 10 anos. Agora, os brasileiros buscam sobre a reforma trabalhista, fake news e feminicídio.

Os paraibanos mostraram bastante interesse nos tópicos relacionados a Educação. O segundo ponto mais procurado é Saúde, seguido em empate por Emprego e Crime. Por último, vem a preocupação com Impostos.

Quanto aos presidenciáveis, os paraibanos pesquisaram mais sobre o candidato Jair Bolsonaro (PSL). Em segundo e terceiro lugar estão Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente. Bem depois, estão Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).