7 de outubro de 2018

Eleitores enfrentam longas filas para votar em João Pessoa

Eleitores chegam nas primeiras horas para votar.

Eleitores chegaram cedo ao CPDac, no Valentina (Foto: Jamarrí Nogueira/CBN Paraíba)

Eleitores chegaram cedo ao CPDac, no Valentina, em João Pessoa (Foto: Jamarrí Nogueira/CBN Paraíba)

Nas últimas horas para o encerramento da votação, que termina às 17h deste domingo (7), os eleitores enfrentam longas filas para chegar às urnas. Em seções eleitorais em João Pessoa, há relatos de pelo menos três horas de filas. Segundo a eleitora Monica Duarte, que vota na escola Geo Sul, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, os eleitores estão sofrendo na fila de espera. “Cheguei ao meio dia e a urna deu defeito. Trocaram, mas a fila ainda está quilométrica. Tem mais de cem pessoas na fila, mas estou aguardando porque quer muito votar”, comentou.

A candidata ao governo da Paraíba, Rama Dantas (PSTU), foi votar pela manhã, mas desistiu de esperar e decidiu voltar ao local à tarde. A candidata chegou à seção eleitoral onde vota, no Geo Sul, às 15h55, para tentar votar pela segunda vez e disse que vai esperar na fila, que está com média de três horas. “Acho um absurdo ter que os candidatos passarem na frente dos trabalhadores que estão na fila a tanto tempo. Da mesma forma como eles vão esperar eu também vou esperar”, comentou.

Eleitores chegaram cedo

Os eleitores paraibanos chegaram cedo aos locais de votação neste domingo. No maior colégio eleitoral da Paraíba, o Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), localizado no bairro do Valentina, em João Pessoa, por volta das 7h30 já havia uma grande fila. A escola recebe 9.102 eleitores nas Eleições 2018. As seções foram abertas às 8h. Outro ponto que apresentou filas desde o começo da manhã foi a escola Monsenhor Pedro Anísio Bezerra Dantas, no bairro dos Ipês, também na capital. O local tem 12 Seções e 4.668 Eleitores.

Eleitores enfrentam filas em escola de Cajazeiras (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)

Eleitores enfrentam filas em escola de Cajazeiras (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)

Problemas nas urnas

Durante toda a manhã, apenas cinco urnas eletrônicas tinham sido substituídas em toda a Paraíba. Até que um sexto caso aconteceu na seção em que a candidata Rama Dantas vota, no Colégio Geo Sul, no Bancários, onde um técnico foi chamado porque uma eleitora reclamou que havia problemas na hora de digitar os números.

De acordo com Brenda Lis Patrícia Tavares, quando ela apertava o primeiro número do candidato, em seguida já aparecia o número 7 sem que ela tivesse digitado. “Para uma eleição em que existe um presidente que o número é 17, eu acho que muita gente pode ter votado errado sem ter prestado atenção”, se preocupa. Apesar disse, Brenda explicou que nunca tinha acontecido situação semelhante com ela.

Por conta do registro, a candidata Rama Dantas desistiu de esperar e decidiu voltar ao local à tarde.

Lixo na rua

Antes das seções serem abertas, também já era registrado um grande acúmulo de lixo, de material de campanha,  nas proximidades dos pontos de votação.

A votação acontece das 8h às 17h, nas 223 cidades da Paraíba. O estado tem 2.867.655 de eleitores, sendo que 517.607 deles estão na capital. Neste domingo, os eleitores vão às urnas para votar para deputado federal, deputado estadual, senador (duas vagas), governador e presidente.

Santinhos espalhados nas proximidades do CPDAC (Foto: Jamarri Nogueira)