28 de outubro de 2018

Onde, como e o que levar para votar no segundo turno das eleições

Votação para presidente será realizada nesta domingo.

 

Angélica Nunes

Os eleitores da Paraíba vão às urnas neste domingo (28) apenas para votar para presidente da República, já que a eleição para o governo do estado foi definido no primeiro turno, com a vitória de João Azevêdo com 58,12%. No segundo das eleições, as regras são basicamente as mesmas do primeiro turno das eleições, com pequenas mudanças.

Horários

As seções eleitorais serão abertas às 7h (horário de Brasília) para emissão dos relatórios das urnas eletrônicas instaladas. A votação começa às 8h e termina às 17h, com os boletins de urna podendo ser emitidos a partir das 17h.

Quem estiver na fila de votação antes das 17h terá direito ao voto, mesmo que o horário tenha encerrado. Como os eleitores da Paraíba irão às urnas apenas para votar para presidente da República, a expectativa é de que a votação seja concluída dentro do horário.

A contagem dos votos deve ser iniciada logo após o encerramento da votação, mas a apuração só será divulgada após às 19h, quando se encerra a votação no Acre.

Onde votar

Para o segundo turno das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) não divulgou mudanças nos locais de votação. Para os eleitores que tenham dúvidas sobre a seção eleitoral e o onde ela está localizada, a Justiça Eleitoral disponibiliza um espaço no site do TRE-PB para consulta.

Quem deve votar

Mesmo quem não votou no primeiro turno das Eleições, realizado no dia 7 de outubro, pode votar neste segundo turno. No primeiro caso, o prazo de justificativa é de 60 dias, a contar da data da eleição, ou de 30 dias da data de retorno ao Brasil para quem estava no exterior.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos e facultativo para eleitores maiores de 16 a eleitores que fizerem 18 anos no dia da votação. O voto também é facultativo para maiores de 70 anos e analfabetos. Eles não precisam justificar a ausência, se não votarem.

Os eleitores com mais de 60 anos, os doentes, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e as mulheres grávidas ou lactantes têm prioridade para votar. Também têm prioridade candidatos, juízes eleitorais, promotores eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.

Que documentos levar

Ao se apresentar à seção, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto. E para o eleitor que cadastrou a biometria, outra opção é o e-Título, que valerá como documento de identificação para os biometrizados.

A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar o título em sua versão digital (e-Título) ou impressa para facilitar a identificação da seção eleitoral.