16 de agosto de 2018

Paraíba tem 595 candidatos e maior concorrência é para deputado federal

Número é menor do que os que se apresentaram à disputa em 2014.

 

Foto: Divulgação

O registro das candidaturas para as Eleições 2018 terminou às 19h desta quarta-feira (15). Na Paraíba, um total de 595 candidatos formalizaram o pedido no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A maior concorrência é para o cargo de deputado federal. Ao todo são 158 candidatos, que estão na disputa por uma das 12 cadeiras da bancada da Paraíba na Câmara Federal. A média chega a 13,17 por vaga.

Para o cargo de deputado estadual a concorrência também ficou bem próxima. Pelo menos 406 se candidataram para concorrer a uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba. A média é 11,28 por cadeira.

A disputa ao governo do estado para as eleições deste ano os eleitores terão a opção de cinco candidatos: João Azevedo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL).

Já para as duas vagas ao Senado Federal, sete postulantes registraram a candidatura. A média da concorrência é de 3,5 por cadeira. Na disputa estão Cássio Cunha Lima (PSDB), Daniella Ribeiro (PP), Luiz Couto (PT), Nelson Gomes (PSOL), Nivaldo Mangueira (PSOL), Roberto Paulino (MDB) e Veneziano (PSB).

 

Comparativo

 

O número de candidatos na disputa das eleições gerais deste ano é relativamente menor do que a quantidade que enfrentaram as Eleições 2014. Naquele ano, 583 concorreram a uma das quatro vagas (para o cargo de senador havia apenas uma vaga).

Para o cargo de deputado federal, a concorrência foi de 9,75 para uma das 12 vagas da Câmara Federal. Ao todo foram 117 candidaturas. Já para uma das 36 vagas ao cargo de deputado estadual um total de 427 concorreram, uma média de 11,86 e para a única vaga ao Senado Federal a disputa foi de oito para uma.