24 de setembro de 2018

TRE da Paraíba inicia preparação das urnas para as Eleições 2018

Mais de 11 mil urnas devem ser utilizadas no pleito deste ano.

 

Urnas são preparadas pelo TRE-PB. Foto: Francisco França/Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou nesta segunda-feira (24) a preparação das urnas eletrônicas que serão realizadas no próximo dia 7 de outubro, quando será realizado o primeiro turno das eleições. Os trabalhos serão realizados nos Núcleos de Voto Informatizados (NVI), antigos NATUs, que funcionam João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.

A juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, presidente da Comissão de Preparação das Urnas, acompanhou o trabalho no NVI da capital, localizado na avenida Hílton Souto Maior, no bairro do José Américo. Representantes do Ministério Público, de partidos políticos e de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram convidados para presenciar a carga das urnas. Durante os procedimentos as pessoas presentes podem conferir os dados e acompanhar todas as atividades, para atestar a transparência do processo.

Michelini Jatobá destacou que o procedimento incluem a inserção dos dados e fotos dos 621 candidatos, sendo 13 ao cargo de presidente e seus vices, 05 candidatos a governador e seus vices, 07 a senadores e seus suplentes, 159 a deputados federais e 429 a deputados estaduais. Também serão inseridas informações dos eleitores de cada seção, para onde irão as urnas eletrônicas e as mídias para gravação dos resultados.

Eleições 2018

Na sessão do pleno da última sexta-feira (21), o presidente do TRE-PB, desembargador Romero Marcelo, informou que serão utilizadas 11.609 mil urnas, sendo que 9.946 destinadas às seções eleitorais, 7 para seções de presos provisórios, 2 para seções de voto em trânsito e 9 para seções de justificativas, contabilizando 10.027 urnas. O restante (1.582 urnas), figurarão como reserva de contingência para casos em que houver a necessidade de substituição de algum equipamento.

Segundo dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral, os paraibanos terão 422 candidatos homens e 199 candidatas mulheres, para todos os cargos em disputa. Apesar de o eleitorado feminino predominar na Paraíba com 52,9%, os cargos em disputa são de maioria masculina, com 68%, contra 32% feminino.