8 de outubro de 2018

Veja quem são os deputados federais da PB que vão para a Câmara Federal em 2019

A Paraíba elegeu neste domingo (7) os 12 deputados federais que vão representar o estado na Câmara Federal a partir de 2019. O atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Gervásio Maia (PSB), foi o candidato mais votado para a bancada paraibana na Câmara Federal, alcançando 146.860 votos. Além dele, outros três deputados foram eleitos com mais de 100 mil votos: Aguinaldo Ribeiro (PP) recebeu 120.220 votos; Wellington Roberto (PR), 107.465 votos; e Damião Feliciano, 100.876 votos.

“Não serei deputado de mim mesmo, serei deputado de uma causa e de um projeto chamado trabalho.
[ Serei] um suporte para fortalecer cada vez mais esse projeto que tem feito um bem danado à Paraíba”, disse Gervásio Maia, o candidato mais votado, falando sobre as expectativas em torno do mandato que vai ocupar.

Renovação antecipada

Antes mesmo da decisão do eleitorado nas urnas, o processo eleitoral já iniciou com renovação garantida de um terço das vagas da Câmara Federal, em relação às Eleições 2014. Pelo menos dois parlamentares disputaram ao Senado: Veneziano (PSB) e Luiz Couto (PT), que disputaram na chapa encabeçada pelo candidato ao governo João Azevedo (PSB). Veneziano foi eleito com maior número de votos para o cargo. 

Além deles, o deputado Wilson Filho (PTB) desistiu para concorrer ao cargo de deputado estadual e o pai foi para a disputa de federal, ficando na lista dos eleitos. No mesmo caminho foi o deputado Marcondes Gadelha (PSC), que assumiu após a morte do deputado Rômulo Gouveia (PSD) e desistiu da disputa em prol da candidatura do filho, Leonardo Gadelha (PSC) para a Câmara Federal, mas, neste caso, Leonardo não obteve votação suficiente para ocupar a cadeira.

 

Composição atual
(por ordem alfabética)

Eleitos em 2018
(por ordem de votação)

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Gervásio Maia (PSB)

André Amaral (PROS)

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Benjamin Maranhão (SD)

Wellington Roberto (PR)

Damião Feliciano (PDT)

Damião Feliciano (PDT)

Efraim Morais (DEM)

Hugo Motta (PRB)

Hugo Motta (PRB)

Frei Anastácio (PT)

Luiz Couto (PT)

Wilson Santiago (PTB)

Marcondes Gadelha (PSC)

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Efraim Filho (DEM)

Veneziano (PSB)

Julian Lemos (PSL)

Wellington Roberto (PR)

Edna Henrique (PSDB)

Wilson Filho (PTB)

Ruy Carneiro (PSDB)