7 de outubro de 2018

Veneziano Vital e Daniella Ribeiro são eleitos senadores da Paraíba

De tradicionais famílias políticas, eles iniciaram a carreira como vereadores de Campina Grande.

DA REDAÇÃO

Os deputados Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro (PP) foram eleitos neste domingo (7) para o Senado Federal como representantes da Paraíba. O resultado foi proclamando quando 99% das seções tinham sido apuradas.

Os dois dividiram quase igualmente o número de votos, e no início da apuração Daniella, a primeira mulher a se eleger para o cargo na Paraíba, chegou a liderar o ranking da votação, mas depois Veneziano a ultrapassou.

A votação para Senador também registrou um volume importante de votos nulos e brancos: eles somaram quase 31% do total de votos. Outros 15% dos eleitores não compareceram às urnas.

Veneziano comemora vitória com a família (Foto: Josusmar Barbosa)

Veneziano comemora vitória com a família (Foto: Josusmar Barbosa)

Veneziano

O resultado foi proclamado quando Veneziano tinha 839.259 votos, 24,62% do total. Deputado federal, ele trocou o MDB pelo PSB a convite do governador Ricardo Coutinho e integrou a chapa ao lado do deputado Luiz Couto (PT), não eleito, e o governador eleito João Azevedo (PSB), que liderou a coligação “A Força do Trabalho.

Filho dos ex-deputados Vital do Rêgo (já falecido) e Nilda Gondim, Veneziano iniciou a carreira como vereador de Campina Grande e, depois, prefeito de Campina Grande, cargo que exerceu por dois mandatos. Depois, se elegeu deputado federal. Em 2016, perdeu na a eleição para prefeito, e agora garantiu uma vaga no Senado aos 48 anos.

Durante a comemoração com a família, Veneziano, agradeceu aos familiares que estiveram ao seu lado nos momentos mais difíceis. “Ademais, agradeço aos que fizeram uma opção por um Senador de verdade, que vai tratar por assuntos que efetivamente vai estar lá para tratar dos projetos do governo de João Azevedo”, concluiu.

Daniella comemora vitória com família (foto: Josusmar Barbosa)

Daniella comemora vitória com família (foto: Josusmar Barbosa)

Daniella

Pela primeira vez, a Paraíba elege uma senadora. Daniella Ribeiro (PP) foi proclamada eleita quando registrava 827.801 votos, equivalente a 24,26%. De tradicional família política, Daniela, que tem 46 anos, é filha do vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, e da ex-prefeita prefeita de Pilar, Virgínia Veloso, ela iniciou a carreira como vereadora de Campina Grande e depois subsecretária de Cultura do Estado da Paraíba.

Em 2010 , foi eleita deputada estadual, sendo reeleita nas eleições de 2014. Este ano, ela decidiu concorrer ao Senado Federal ao lado do senador não reeleito Cássio Cunha Lima (PSDB), ambos da coligação “A Força da Esperança, encabeçada pelo candidato ao governo, Lucélio Cartaxo (PV).

“Tenho a alegria de ter a cabeça erguida de apresentar quem é Daniella e quem é nossa trajetória. Chegou a hora de uma mulher, mas uma mulher que tem uma trajetória limpa, que vai chegar em Brasília de cabeça erguida”, comemorou a senadora eleita.